SEJAM BEM VINDOS !!!

Pra se entender
tem que se achar
que a vida não é só isso que se vê
É um pouco mais
que os olhos não conseguem perceber
que as mãos não ousam tocar
E os pés recusam pisar

Paulinho da Viola

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A neurocientista de Plantão


Hoje resolvi dar o ar da minha graça . Que o final de semana seja bem agradável e ensolarado de preferência.
Eu ando agora me dedicado a área acadêmica. Resolvi me atualizar. E dentre as muitas coisas que tenho lido, sugiro para vocês esse site.
Vale a pena conferir.

Beijos,
Negra San.


Suzana Herculano-Houzel por ela mesma
Suzana Herculano-Houzel é neurocientista de plantão desde 1999, quando começou a fazer divulgação científica e criou o hábito de pensar no lado "cerebral" de tudo o que acontece ao seu redor. O hábito pegou em 2000, quando criou o site O Cérebro Nosso de Cada Dia, e vingou de vez em 2006, quando começou a escrever uma coluna para o caderno Equilíbrio do jornal Folha de São Paulo. Desde então, seu lado neurocientista-de-plantão já gerou uma série no Fantástico e cinco livros (difícil fazê-lo ficar quieto); o sexto livro (Pílulas de Neurociência para uma Vida Melhor) acabou de ser lançado, ela já está maquinando o sétimo - e ainda resolveu se meter a escrever não um, mas dois livros-texto ao mesmo tempo: um para estudantes, outro para todos aqueles que possuem um cérebro.
Suzana é carioca, casada pela segunda vez (e desta vez para durar - devia haver algum estatuto sobre casamentos antes dos 30 anos, avisos, advertências...) (nah, não ia adiantar nada mesmo) e, além de dirigir o Laboratório de Neuroanatomia Comparada na UFRJ e fazer divulgação científica, é musicista nas horas vagas *e* em que a televisão não está ligada no Cartoon Network, e tem permanentemente uma pilha rotatória de livros na cabeceira da cama permanentemente ameaçando se estender ao lado da cabeceira do marido. Quem, por sinal, é figurinha fácil neste blog, ao lado dos filhos dela.
Sim, a neurocientista de plantão tem e-mail: suzanahh arroba gmail.com (todos são lidos; já responder são outros quinhentos). Alunos dela na UFRJ: é favor procurá-la pessoalmente (ela sempre está no laboratório, exceto quando não está), pois assuntos de sala de aula *não* (não, n-ã-o) são respondidos por e-mail... ou não restaria tempo para a neurocientista de plantão ser neurocientista, muito menos dar plantão!
Créditos das fotos: Beto Felício (banner do site) e Lucas Herculano-Houzel (acima).

Um comentário:

Ellen Miguel disse...

Tem selinho pra vc no meu blog. bjos